União Internacional de Telecomunicações (UIT/ONU) e FGV DIREITO RIO promovem Programa de Políticas Digitais

terça-feira
21/08/2018

União Internacional de Telecomunicações (UIT/ONU) e FGV DIREITO RIO promovem Programa de Políticas Digitais

União Internacional de Telecomunicações (UIT/ONU) e FGV DIREITO RIO promovem Programa de Políticas Digitais

A União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência da ONU, e a FGV Direito Rio darão início ao projeto piloto Programa de Políticas Digitais. A iniciativa visa oferecer um curso de capacitação gratuito sobre políticas digitais para servidores públicos, abrangendo três eixos temáticos: acesso à internet e a expansão da conectividade; regulação de dados pessoais; e cibersegurança.

Pesquisador da FGV Direito Rio e co-coordenador da iniciativa, Luca Belli explica que os três eixos temáticos serão explorados por meio de uma plataforma de ensino a distância, desenvolvida pela UIT, e serão completados com um encontro presencial, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de outubro na sede da FGV, no Rio de Janeiro. O encontro  está inserido no âmbito das pesquisas aplicadas do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV DIREITO RIO, em especial o projeto Smart Cities, cuja proposta é analisar e compreender as políticas existentes na atual agenda de cidades inteligentes, seus desafios tecnológicos e regulatórios, bem como identificar boas práticas já desenvolvidas.

As inscrições seguem abertas até o dia 29 de agosto.  Os participantes do programa deverão, ainda, elaborar uma mini dissertação de cinco a dez páginas, sobre um tema de escolha livre entre os assuntos debatidos ao longo do curso, aplicando as lições aprendidas às tarefas que realizam no âmbito de suas atribuições profissionais.

“Para garantir uma dinâmica participativa e a postura ativa dos servidores, o curso preparatório online fornecerá os elementos básicos necessários para compreender os desafios técnicos e regulatórios que serão explorados ao longo do evento organizado pelo CTS/FGV DIREITO RIO”, esclarece Luca Belli. Acrescenta que, a partir dessa experiência piloto, o Programa poderá ser desenvolvido para eventualmente oferecer outras capacitações que estejam diretamente relacionadas ao seu campo de atuação.

O curso online oferecido pela UIT acontecerá entre os dias 10 de setembro e 6 de outubro. Trata-se de uma iniciativa gratuita para capacitação e formação de funcionários públicos da administração pública brasileira, direta ou indireta e de organizações intergovernamentais baseadas no Brasil. São oferecidas 70 vagas. A prioridade será para servidores que trabalham em áreas conectadas à digitalização da administração pública.

O link para inscrição é http://escueladepoliticasdigitales.org/inscricao-capacitacao-de-alto-nivel-sobre-politicas-digitais/