Yale Macmillan Center entrevista o diretor da FGV Direito Rio, Sérgio Guerra

quinta-feira
12/11/2020

Yale Macmillan Center entrevista o diretor da FGV Direito Rio, Sérgio Guerra

Yale Macmillan Center entrevista o diretor da FGV Direito Rio, Sérgio Guerra

O Diretor da FGV Direito Rio, Sérgio Guerra, concedeu entrevista ao Yale Macmillan Center. A iniciativa é parte da série "On the Ground Perspectives", promovida pelo Conselho de Estudos Europeus e o Conselho de Estudos da América Latina e Ibérica, que conta com entrevistas a colaboradores acadêmicos internacionais e parceiros institucionais, para investigar suas pesquisas e prioridades institucionais durante a pandemia. 

Na entrevista, o professor Sérgio contou como foi a adaptação da FGV Direito Rio aos desafios impostos pelo momento atual, com a criação do Comitê de Crise Covid-19 e a conversão das aulas presenciais para on-line. "Para avaliar essa nova realidade de ambiente de trabalho, nós mantivemos constantes pesquisas de satisfação que mostraram altos níveis de satisfação com nossa resposta".

Entre as pesquisas que a FGV Direito Rio tem desenvolvido durante este momento, Sérgio destacou a série de 13 webinars promovida pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, que reuniu pesquisadores, professores, autoridades governamentais e palestrantes internacionais para discutir temas relacionados ao COVID-19. Além da constante participação dos professores na mídia para esclarecer questões sobre a pandemia.

Sobre a relação com os parceiros internacionais, o diretor da FGV Direito Rio explica que encontrou, sem exceções, excelente reciprocidade para enfrentar os desafios da mobilidade internacional neste período. "Apesar de muitas visitas e programas de intercâmbio terem sido interrompidos ou prorrogados, nossa comunicação com os escritórios internacionais das universidades parceiras ao redor do mundo não foi interrompida".

Ao fim da entrevista, Sérgio Guerra falou, ainda, sobre os benefícios e oportunidades da experiência da FGV Direito Rio em colaboração com outras instituições neste momento. "O desenvolvimento de parcerias internacionais e o surgimento de novos programas entre as instituições tem sido uma resposta positiva aos nossos desafios atuais. Além da grande participação de especialistas internacionais em nossas iniciativas, novos cursos, palestras, pesquisas e outras atividades tem surgido graças a ampla adoção das ferramentas virtuais".

A entrevista completa está disponível no site da Yale.