Participantes - Law in RIO

André Mendes

Doutor em Direito pela PUC-RJ. Academic Visitor na Faculty of Law e Centre for Criminology da University of Oxford. Mestre e Bacharel em Direito pela PUC-RJ. Professor de Direito Penal na Graduação. Pesquisador do Centro de Justiça e Sociedade. Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Graduação da FGV DIREITO RIO. Associado ao Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM.

 

 

Daniel Dias

Professor da FGV Direito Rio. Doutor em Direito Civil pela USP (2013-2016), com período de pesquisa na LMU, em Munique, e no Instituto Max-Planck, em Hamburgo (2014-2015). Pesquisador visitante na Harvard Law School (2016-2017).

 

 

 

João Manoel de Lima Junior

Doutor em Direito de Empresa e Atividades Econômicas pela UERJ, com bolsa da CAPES/MEC. Mestre em Direito Econômico e Financeiro pela USP, com bolsa do International Fellowship Programs/Ford Foundation. Bacharel em Direito pelo IBMEC/RJ. Membro das Comissões de Direito Empresarial do IAB e da OAB/RJ. Professor da Graduação da FGV Direito Rio. Pesquisador do Centro de Pesquisa em Direito e Economia (CPDE). Foi professor substituto de direito comercial da FND/UFRJ e pesquisador visitante na Georgetown Law, EUA.

 

 

Luca Belli

Doutor (PhD) em direito público pela Université Panthéon-Assas Paris 2. Mestre (JD) em direito pela Università degli Studi di Torino. Pesquisador sênior do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro e pesquisador associado no Centro de Direito Público Comparado da Universidade Paris 2. Antes de se juntar ao CTS, Luca trabalhou como agente na Unidade sobre Governança da Internet do Conselho da Europa. Autor de mais de trinta publicações científicas sobre regulação da Internet que foram utilizadas, por exemplo, pelo Conselho da Europa, com o objetivo de elaborar a Recomendação do Comitê de Ministros sobre a Neutralidade da Rede, pelo Relatório sobre Liberdade de Expressão e Internet do Relator Especial da OEA para a Liberdade de Expressão, pelo Relatório The State of the Internet do regulador francês das telecomunicações (ARCEP); e publicadas ou citadas por jornais como Le Monde, BBC, The Hill, O Globo, El Pais, El Tiempo, La Vanguardia e La Stampa.  Luca é também co-fundador de MyData.org

 

Michael Mohallem

Professor de Direitos Humanos e Coordenador do Centro de Justiça e Sociedade (CJUS) da FGV Direito Rio. Integra o Conselho Fiscal do Instituto Alziras, o Conselho Consultivo do Observatório Social do Brasil (Rio de Janeiro) e o Conselho Editorial da FGV Direito Rio. Doutorando e LL.M em Direito Público e Direitos Humanos pela University College London (UCL), especialista em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) e graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi visiting researcher no European University Institute (EUI), visiting scholar no Minerva Center for Human Rights da Hebrew University of Jerusalem e pesquisador do projeto Oxford Reports on International Law in Domestic Courts. Atuou como Diretor da organização Avaaz no Brasil, assessor parlamentar da Liderança do Governo no Senado Federal e assessor jurídico no Ministério da Justiça.

 

Ciro Ferrando de Almeida

Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Candido Mendes – UCAM/ RJ. Especialista em Direito Empresarial do Trabalho pela Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas – FGV. Graduação em Direto pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Membro do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Direito Social Cesarino Júnior. Professor Convidado da FGV Law Program.

 

 

Gabriel Quintanilha

Doutorando em Direito pela Universidade Veiga de Almeida, Mestre em Economia e Gestão Empresarial pela Universidade Candido Mendes - UCAM, Pós graduado em Direito Público e Tributário, extensão em Tributação Internacional pela Universiteit Leiden (Holanda). Advogado no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Exerceu o cargo Subsecretário de Fazenda do Município de São João de Meriti e o cargo de Assessor Especial da Secretaria de Administração do Município do Rio de Janeiro. Membro da International Fiscal Association – IFA. Membro da Associação Brasileira de Direito Financeiro – ABDF.  Membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário – IBDT. Sócio Fundador da Sociedade Brasileira de Direito Tributário – SBDT. Professor de Direito Tributário em diversas Instituições de Ensino Superior. Autor do livro Mandado de Segurança no Direito Tributário, pela Editora Saraiva. 

 

Marcelo Leonardo Cristiano

Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e especializado em Direito Norte-Americano e Internacional pelo The Center for American and International Law, Texas, EUA. Possui mais de 20 anos de experiência em societário, tributário e contratos, com ênfase em operações estruturadas e transações comerciais, reorganizações societárias, investimentos nacionais e estrangeiros, operações de M&A, private equity e joint ventures.  Atua em projetos ligados ao ecossistema de startups, inovação e empreendedorismo. Membro da Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico da OAB/RJ e da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/RJ.  Foi presidente da Young Britcham (Câmara Britânica para jovens), Diretor da Ação Comunitária do Brasil, Rio de Janeiro, Membro do Comitê Legal, Tributário e Regulatório da Câmara Britânica (Britcham), professor em cursos de especialização em Direito Tributário. Figura na lista dos advogados mais admirados da LACCA Approved desde 2018/2017, nas áreas Anti-Corruption & Compliance, Corporate/M&A, Antitrust, Intellectual Property e Tax. Reconhecido desde 2010 pelo anuário Análise Advocacia 500 como um dos advogados mais admirados do Brasil em diversas áreas/setores, como Saúde, Farmacêutica, Societário, Comércio Internacional, Contratos Comerciais e Siderurgia e Mineração.