A CPDP Latam é a plataforma latino-americana para discussão sobre privacidade, proteção de dados e tecnologia. Inclui as edições latino-americanas das conferências Computers, Privacy and Data Protection (CPDP), MyData, e Privacy Law Scholars Conference (PLSC).
A 1ª CPDP LatAm, edição latino-americana da Conferência existente desde 2007, será realizada em julho de 2021 no Rio de Janeiro, na Fundação Getulio Vargas, e terá como foco a Proteção de Dados na América Latina, incluindo questões sobre democracia, inovação e regulação. A conferência será composta por mesas sugeridas pelos participantes e por mesas de discussão de artigos acadêmicos enviados previamente e selecionados pelos Comitês de organização, servindo assim como plataforma para fomentar a discussão e elaboração de soluções referente às questões levantadas sobre proteção de dados.
Objetivos do projeto
O evento terá uma estrutura tripartite. O primeiro dia será dedicado a debates multissetoriais. O segundo dia incluirá a primeira Reunião Latino-Americana do MyData e será dedicado à análise de abordagens inovadoras e tecnologias que facilitam a proteção de dados. O terceiro dia será dedicado à primeira Privacy Law Scholars Conference Latino-Americana.
Esta será uma oportunidade única de reunir perspectivas variadas e complementares a respeito da proteção de dados e seu impacto sobre a democracia, a inovação e a regulação na América Latina. Para tanto, receberemos propostas de painéis e artigos acadêmicos, de modo que a programação seja composta pelas contribuições dos stakeholders que receberemos.
Publicações
Na preparação para a CPDP LatAm 2021, uma chamada de artigos de resposta rápida foi lançada para fomentar a pesquisa sobre “Proteção de Dados em Tempos de Emergência Social: COVID-19, Democracia, Inovação e Regulamentação na América Latina”. Nós recebemos 107 submissões, e o time da CPDP LatAm selecionou algumas para publicação em edições especiais da Journal of International Data Privacy Law published by Oxford University Press (IDPL; artigos em inglês) e a Revista Brasileira de Direitos Fundamentais e Justiça (DF&J; artigos em português e espanhol). Os artigos selecionados abrangem uma ampla gama de assuntos.