Lava Jato: lições para o combate à corrupção
Em andamento

A Operação Lava Jato é resultado de transformações na legislação, jurisprudência e prática de instituições brasileiras. Seus desdobramentos geraram inovações no combate à corrupção além de práticas contestadas por acadêmicos e advogados. São transformações que demandam aprofundamento por parte de entidades acadêmicas, seja para a sua adequada análise, para o aprimoramento de práticas institucionais ou para que as lições da Lava Jato possam ser referências úteis para casos futuros no Brasil e em outros países.

lava jato

Objetivos do projeto

O objetivo geral do projeto de pesquisa é analisar quantitativa e qualitativamente as etapas da Operação Lava Jato para identificar elementos para a construção de políticas públicas de combate à corrupção bem como identificar práticas inefetivas ou contestadas e suas causas. Há três objetivos específicos: (a) sistematizar o conhecimento sobre as causas da Lava Jato e seus impactos institucionais no Brasil e nos países onde a operação teve desdobramentos; (b) produzir recomendações oriundas da experiência da Lava Jato para as políticas de combate à corrupção no Brasil e (c) sistematizar informações quantitativas sobre os processos judiciais da Lava Jato.

Coordenador convidado

Matias Spektor

Equipe convidada

Eduardo Mello
Livia Avelhan
Lucas Nery
Malu Bittencourt

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
High contrast

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.