Mídia e Democracia
Em andamento

O projeto “Mídia e Democracia” é uma iniciativa da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI), em colaboração com a Delegação da União Europeia no Brasil, com o objetivo de fortalecer a democracia brasileira, garantir a integridade dos espaços digitais e promover a qualidade da informação. A parceria também envolve o centro alemão de análise de debates públicos, Democracy Reporting International (DRI). O projeto se concentra em três áreas principais de trabalho: monitoramento e análise da mídia digital, checagem de fatos e estabelecimento de um Conselho composto por pesquisadores, membros da sociedade civil, representantes do governo e partes interessadas em plataformas digitais.

Objetivos do projeto

O principal objetivo do projeto é facilitar discussões e análises aprofundadas de temas cruciais na política brasileira, incluindo questões de gênero, disparidades raciais, direitos das minorias e discurso de ódio. Esse esforço envolve o monitoramento sistemático do discurso público nas mídias sociais semanalmente, com o objetivo de gerar resoluções mensais que orientarão as reuniões bimestrais. Essas reuniões têm o objetivo de formular percepções conclusivas para o avanço do progresso da sociedade. A FGV ECMI lidera a execução do projeto, com contribuições analíticas significativas da FGV Direito Rio, particularmente focadas em questões relacionadas a gênero. Com duração de 1 a 3 anos, a iniciativa ocupa um papel vital dentro da agenda mais ampla da Escola, pois promove ativamente o cultivo de um discurso público de alta qualidade e a fortificação dos princípios democráticos.

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
Alto contraste