Direito, Seguro, Resseguro e Regulação

Duas vezes na semana, das 19h às 22h

Carga Horária:

Local de Realização:

Sede FGV (Praia de Botafogo, 190)

O mercado de seguro representa, aproximadamente, 6% do PIB nacional, com crescimento na casa dos dois dígitos há mais de dez anos. Os cursos jurídicos específicos que abordem temas relacionados ao seguro, resseguro, previdência, corretagem etc. são muito poucos, o que justifica a necessidade e a relevância do presente.

Público Alvo:

Bacharéis em Direito que tenham interesse pelas discussões relacionadas ao mercado de seguros em geral (contrato de seguro, resseguro, corretagem, regulação etc).

Objetivos:

Discutir aspectos atuais afetos aos contratos de seguro e de resseguro, bem como sutilezas de contratos de seguro específicos como o seguro D&O, seguro garantia e crédito à exportação, seguro de riscos de engenharia, seguro de transportes, seguro ambiental, previdência complementar e arbitragem.

Programa:

• 01. Contrato de seguro: temas clássicos e modernos. Sua qualificação jurídica.
  • 02. Interpretação do contrato, delimitação e exclusão do risco.
  • 03. Seguros de danos, de responsabilidade civil e de pessoas.
  • 04. Marco regulatório. Estrutura e funcionamento do mercado de seguro (seguro, resseguro).
  • 05. Contrato de resseguro, seguro D&O, seguro de garantia e de crédito, seguros para riscos de petróleo, seguro ambiental, previdência complementar
  • 06. Arbitragem

Outras informações:

•  Data da Prova:
  •  Periodicidade das turmas: Anual
  •  Investimento: R$ 3.450,00 à vista ou parcelado em até três vezes sem juros no cartão de crédito (Visa ou Mastercard).
  •  Observações:
          - Preferencialmente, as sextas-feiras serão usadas para reagendamento de aulas.
          - A coordenação da FGV DIREITO RIO se reserva o direito de cancelar o curso que não atingir um número mínimo de inscrições;
          - Algumas aulas poderão ser ministradas em língua estrangeira, o mesmo se aplica a alguns materiais.
  •  Contato: 55 21 3799-5350 ou direitopec@fgv.br
  •  Assista o vídeo do curso:

• Ilan Goldberg

Doutorando em Direito Civil pela UERJ. Mestre em regulação e concorrência pela UCAM. Pós-graduado LLM em Direito Empresarial – Ibmec. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Civil, da AIDA -...

Professores convidados