Lava Jato: Lições para o combate à corrupção

Projeto: 

Lava Jato: Lições para o combate à corrupção
4041

Coordenação: 

Equipe: 

  • Isabel Veloso, Guilherme France, Eduardo Mello, Livia Avelhan, Lucas Nery , Malu Bittencourt

Início do projeto: 

01/09/2018

Status: 

Em andamento

O projeto é fruto de uma parceria entre a Escola de Direito do Rio de Janeiro e a Escola de Relações Internacionais, ambas da Fundação Getulio Vargas

A Operação Lava Jato é resultado de transformações na legislação, jurisprudência e prática de instituições brasileiras. Seus desdobramentos geraram inovações no combate à corrupção além de práticas contestadas por acadêmicos e advogados. São transformações que demandam aprofundamento por parte de entidades acadêmicas, seja para a sua adequada análise, para o aprimoramento de práticas institucionais ou para que as lições da Lava Jato possam ser referências úteis para casos futuros no Brasil e em outros países.

Objetivos do Projeto: 

O objetivo geral do projeto de pesquisa é analisar quantitativa e qualitativamente as etapas da Operação Lava Jato para identificar elementos para a construção de políticas públicas de combate à corrupção bem como identificar práticas inefetivas ou contestadas e suas causas. Há três objetivos específicos: (a) sistematizar o conhecimento sobre as causas da Lava Jato e seus impactos institucionais no Brasil e nos países onde a operação teve desdobramentos; (b) produzir recomendações oriundas da experiência da Lava Jato para as políticas de combate à corrupção no Brasil e (c) sistematizar informações quantitativas sobre os processos da Lava Jato.