Núcleo de E-Commerce

Projeto: 

Núcleo de E-Commerce
6924

Coordenação: 

Início do projeto: 

01/01/2020

Status: 

Em andamento

A mudança dos canais de venda comercial graças a novas tecnologias está tendo um impacto substancial sobre os modelos de negócios e a competitividade das empresas no Brasil e no mundo. Esse cenário é devido por um lado a posição cada dia mais dominante no mercado dos colossos de e-commerce, junto a automação dos processos de armazenamento, despacho e produção industrial. Esses fenômenos baixam os custos e forçam as empresas a ser mais eficientes e competitivas. Por outro o e-commerce é facilitado pelo sucesso das redes sociais e o desenvolvimento da economia dos dados, que permitem o uso de novas técnicas de previsão e até criação das exigências dos consumidores. Exemplos de exploração das novas tecnologias nesse sentido incluem o utilizo de algoritmos para a determinação, a personalização e a dinamização dos preços, assim como vários tipos de práticas manipulativas da vontade do consumidor. Além das questões que podem ser consideradas sob a perspectiva da análise econômica e da proteção da privacidade e dos direitos dos consumidores, cabe distinguir questões de política concorrencial e industrial. Neste contexto será preciso que o governo e o setor privado no Brasil definam uma visão de priorização entre benefícios de preços e outros valores como a qualidade e das experiências dos consumidores online, a privacidade, a diversidade cultural e a existência de uma pluralidade de players num mercado competitivo.