Cadernos FGV Direito Rio – vol. 13
Tema
Direito, Ensino e Pesquisa

Os Cadernos FGV Direito Rio são publicados pela FGV Direito Rio, em formato impresso e digital, desde 2005.
A publicação tem como objetivos centrais fomentar os debates sobre o ensino jurídico no país e contribuir para o seu aprimoramento. Para tanto, os textos dos “Cadernos” investem em diagnósticos rigorosos e se debruçam sobre discussões metodológicas, teóricas e práticas sobre os dilemas cotidianamente enfrentados por alunos e professores em sala de aula.


  • Páginas: 264
  • Data de lançamento:
  • ISBN: 978-65-86060-43-0
Organizador(es)
Sumário

Apresentação
Fernando Leal

 

ÉTICA NO ENSINO E NA PRÁTICA ACADÊMICA

Ética no ensino jurídico: existe um padrão ético nas universidades de Direito brasileiras?
Bianca Gomes


Silêncio eloquente: como os currículos de doutorado acadêmico em Direito abordam a ética na atividade acadêmica
Felipe Leitão Valadares Roquete

 

 

MÉTODOS DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO APLICADOS AO ENSINO JURÍDICO

Breves reflexões sobre o método participativo e sua função na formação do advogado do século XXI: um relato pessoal
Álvaro A. de F. C. Palma de Jorge


Ensinando a “pensar como um operador do Direito” e algumas dificuldades do uso de métodos de ensino baseados na análise de casos no Brasil
Andre Bogossian


O impacto de métodos de avaliação em grupos marginalizados no âmbito do ensino jurídico: o caso de testes padronizados de alto impacto, autoavaliações e avaliações escritas
Bernardo Andreiuolo


A economia das salas de aula e o método participativo: como estimular a participação discente via incentivos e regulação comportamental?
Paulo Fernando de Mello Franco

 

 

DESAFIOS DO ENSINO JURÍDICO

Um ensaio sobre diferentes possibilidades para aprimorar o ensino jurídico no Brasil: Der Gutachtenstil
Alexander Leonard Martins Kellner


O papel do ensino jurídico na formação de uma nova cultura de solução de litígios no Brasil
Gustavo da Rocha Schmidt


Os desafios da docência: breves apontamentos para novos professores de Direito
Heloisa Conrado Caggiano

 

 

ERA DIGITAL E DESAFIOS DO ENSINO NA PANDEMIA

O fim do ensino jurídico na era digital: dimensões da atuação docente
Leonardo de Andrade Costa


Aplicando o método socrático na pandemia
Rafael Véras de Freitas

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

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