Os Cadernos FGV Direito Rio são publicados pela FGV Direito Rio, em formato impresso e digital, desde 2005.
A publicação tem como objetivos centrais fomentar os debates sobre o ensino jurídico no país e contribuir para o seu aprimoramento. Para tanto, os textos dos “Cadernos” investem em diagnósticos rigorosos e se debruçam sobre discussões metodológicas, teóricas e práticas sobre os dilemas cotidianamente enfrentados por alunos e professores em sala de aula.
- Páginas: 264
- Data de lançamento:
- ISBN: 978-65-86060-43-0
Apresentação
Fernando Leal
ÉTICA NO ENSINO E NA PRÁTICA ACADÊMICA
Ética no ensino jurídico: existe um padrão ético nas universidades de Direito brasileiras?
Bianca Gomes
Silêncio eloquente: como os currículos de doutorado acadêmico em Direito abordam a ética na atividade acadêmica
Felipe Leitão Valadares Roquete
MÉTODOS DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO APLICADOS AO ENSINO JURÍDICO
Breves reflexões sobre o método participativo e sua função na formação do advogado do século XXI: um relato pessoal
Álvaro A. de F. C. Palma de Jorge
Ensinando a “pensar como um operador do Direito” e algumas dificuldades do uso de métodos de ensino baseados na análise de casos no Brasil
Andre Bogossian
O impacto de métodos de avaliação em grupos marginalizados no âmbito do ensino jurídico: o caso de testes padronizados de alto impacto, autoavaliações e avaliações escritas
Bernardo Andreiuolo
A economia das salas de aula e o método participativo: como estimular a participação discente via incentivos e regulação comportamental?
Paulo Fernando de Mello Franco
DESAFIOS DO ENSINO JURÍDICO
Um ensaio sobre diferentes possibilidades para aprimorar o ensino jurídico no Brasil: Der Gutachtenstil
Alexander Leonard Martins Kellner
O papel do ensino jurídico na formação de uma nova cultura de solução de litígios no Brasil
Gustavo da Rocha Schmidt
Os desafios da docência: breves apontamentos para novos professores de Direito
Heloisa Conrado Caggiano
ERA DIGITAL E DESAFIOS DO ENSINO NA PANDEMIA
O fim do ensino jurídico na era digital: dimensões da atuação docente
Leonardo de Andrade Costa
Aplicando o método socrático na pandemia
Rafael Véras de Freitas