Nos dias 17 e 18 de julho de 2024, aconteceu a quarta edição da Computers, Privacy and Data Protection Conference Latin America (CPDP LatAm), conferência que se estabeleceu como a principal – e única – plataforma para debates multissetoriais sobre governança de dados na América Latina. Considerando a presidência brasileira do G20 em 2024, o encontro foi dedicado à “Governança de dados: Da América Latina ao G20” e foi organizado como evento paralelo oficial do T20, o grupo de think tanks do G20.
O evento ofereceu uma oportunidade única de reunir perspectivas variadas dos maiores especialistas da região latino-americana e dos países do G20 a respeito da proteção de dados, tendo um objetivo duplo: debater como os desafios globais estão impactando a América Latina e o Brasil e, de outro lado, como as propostas, ideias e soluções latino-americanas podem impactar os debates globais.
O evento contou com duas sessões plenárias e 27 sessões organizadas ao longo de dois dias, e foi seguido de um side event dedicado à “Soberania Digital no G20”, no dia 19 de julho. O evento incluiu também um keynote de Max Schrems, fundador da organização NOYB - European Center for Digital Rights, conhecida mundialmente pelos casos Schrems I e II do Tribunal de Justiça da União Europeia, que levaram à renegociação das transferências de dados entre UE e EUA.
Neste relatório, os organizadores compartilham algumas reflexões sobre os assuntos que se destacam como os mais relevantes para a região, assim como as gravações das sessões realizadas.
- Autor(es): Luca Belli Aeron Hair
- Páginas: 256
- Data de lançamento: