Regulação, Direito e Economia
Tema
Direito, Ensino e Pesquisa

O que dados pessoais têm a ver com a regulação do setor ferroviário? Como a descarbonização e a responsabilidade civil podem ajudar o Direito a controlar as externalidades negativas (ou positivas) de certas atividades econômicas? É possível estruturar uma estratégia regulatória que otimize o mercado de capitais e aperfeiçoe o processo de tomada de decisão das sociedades empresárias e de seus administradores? O Direito administrativo sancionador é capaz de gerar incentivos adequados, via multas, por exemplo, para um mercado mais eficiente? Aliás, o mercado é por si só suficiente para corrigir as falhas de mercado ou o Direito tem um papel relevante/indispensável nessa missão? A compra e venda de jogos eletrônicos interessa para a Análise Econômica do Direito? E a regulação das plataformas digitais? Censura ou regulação? Essas são algumas das (muitas) perguntas que foram lançadas pelos artigos compilados neste livro, mas o objetivo desta obra não é apenas respondê-las: nosso propósito é que, a partir da leitura da Regulação, Direito e Economia, nossos interlocutores se sintam dispostos e capacitados para formular novos questionamentos e, com isso, fomentar, cada vez mais, o debate da Análise Econômica do Direito da Regulação.

Antonio José Maristrello Porto e Paulo Fernando de Mello Franco
Organizadores


    Antonio Hiunes , Daniel Dore Lage, Daniel Silva Pereira, Fernando Mendes Naegele, Gustavo Delvaux Parma, Isadora Alves de Lacerda, José Alexandre Vasco, Leonardo Novaes Izidorio, Leticia Wienskoski, Márcia Cristina Theodoro, Rafael Netto, Vanessa Tourinho, Victor Hugo Henriques Tinoco Machado
  • Páginas: 328
  • Data de lançamento:
  • ISBN: 978-65-263-1313-8

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19 / 2018.

A A A
Alto contraste