Publicações da Campus Elsevier em parceria com a FGV DIREITO RIO

quinta-feira
08/12/2011

Publicações da Campus Elsevier em parceria com a FGV DIREITO RIO

A parceria publicou seis novos livros escritos por professores da Escola: "Nazismo, Cinema e Direito” do professor Gabriel Araújo de Lacerda; “Direito Ambiental: Doutrina e Casos Práticos” do professor Rômulo Sampaio, “STF: do Autoritarismo à Democracia” da professora Fabiana Luci de Oliveira, “Separação de Poderes e Medidas Provisórias” do professor Pedro Vieira Abramovay, “Direito Comercial: Passado, Presente e Futuro” do professor Cássio Machado Cavalli e “Regulação Financeira para Advogados” dos professores Antônio Pôrto Gonçalves, Antônio José Maristrello Pôrto e Patrícia Sampaio.

 

Nazismo, Cinema e Direito (Gabriel Araújo de Lacerda)

Neste livro, Gabriel Lacerda demonstra sua prática em sala de aula de instrumentalizar o ensino do direito através do cinema e o desejo de tornar vivo, trazer para a realidade e para o cotidiano dos alunos situações e conflitos que parecem distantes e pouco palpáveis, mas tão presentes na sociedade.

Clique aqui para adquiri-lo.

 

Direito Ambiental: Doutrina e Casos Práticos (Rômulo S. da Rocha Sampaio)

O formato deste livro não é o de um manual clássico de direito, a segmentar o direto ambiental por doutrinas e conceituações descontextualizadas. Ele traz uma introdução à concepção, à formação, à evolução, ao desenvolvimento e à consolidação do Direito Ambiental no Brasil, incluindo uma criteriosa seleção de leis, textos doutrinários, tratados internacionais, dentre outros materiais relevantes para a discussão apresentada para cada tópico. Mas não se restringe aos limites estritos da análise dogmática da teoria do direito, leis e julgados.

Clique aqui para adquiri-lo.

 

STF: do Autoritarismo à Democracia (Fabiana Luci de Oliveira)

O livro analisa a presença do Supremo Tribunal Federal (STF) no cenário público nacional e a forma pela qual compôs seu papel como ator político no processo de transição democrática no Brasil, entre os anos de 1979 a 2011. Para isso, a autora trabalha com três questões norteadoras: Quem é o Supremo Tribunal Federal? Qual é o perfil ideológico dos ministros do Supremo Tribunal Federal? Qual é a imagem pública do STF?

Clique aqui para adquiri-lo.

 

Separação de Poderes e Medidas Provisórias (Pedro Vieira Abramovay)

A atenção deste livro está voltada ao princípio da separação de Poderes no que se refere à relação entre o Legislativo e o Executivo. E, no caso brasileiro, não há dúvidas de que para compreender a relação entre esses Poderes é fundamental discutir a utilização das medidas provisórias pelo Presidente da República. O objetivo desta obra é, portanto, estudar a edição de medidas provisórias no Brasil contemporâneo para compreender o seu papel na conformação do princípio da separação de Poderes no Brasil, particularmente na relação entre os Poderes Executivo e Legislativo.

Clique aqui para adquiri-lo.

 

Direito Comercial: Passado, Presente e Futuro (Cássio Machado Cavalli)

O livro consiste em uma investigação dos significados que historicamente foram atribuídos ao direito comercial, com o intuito de verificar se eles ainda persistem no panorama jurídico contemporâneo e, também, como se pode aproximar a dogmática do direito comercial à tutela constitucional dos direitos fundamentais.

Clique aqui para adquiri-lo.

 

Regulação Financeira para Advogados (Antônio Pôrto Gonçalves / Antônio José Maristrello Pôrto / Patrícia Sampaio)

Este livro aborda alguns dos principais temas que vêm permeando as discussões acerca da regulação do sistema financeiro. Seu objetivo reside em constituir um guia de estudo, ao mesmo tempo didático e atual, sobre o setor, assim como apresentar as principais instituições e normas incidentes, das perspectivas internacional e doméstica. A obra é dividida em duas partes: um conjunto de artigos que abordam os aspectos internacionais da regulação financeira e traçam algumas considerações sobre a crise de 2008 e a análise da regulação e da concorrência nos mercados que compõem o Sistema Financeiro Nacional.

Clique aqui para adquiri-lo.