Compliance e boa governança: pública e privada

A presente obra aborda o compliance e a boa governança, temas atuais e de grande relevância tanto para a Administração Pública quanto para a iniciativa privada. Buscando desenvolver o assunto de forma didática, os autores partiram da evolução histórica do compliance no mundo e a chegada dos institutos ao Brasil. Dedicaram um capítulo inteiro aos sistemas de gestão de compliance e antissuborno com base nas normativas internacionais da International Standartization Organization e, posteriormente, abordaram a normatização no sistema brasileiro, especialmente a Lei nº 12.846/2013 e a Lei nº 13.303/2016 com os seus respectivos decretos regulamentadores. Acompanhando o momento histórico em que vive o Brasil, os autores buscaram contextualizar o compliance com o neoconstitucionalismo e, em seguida, buscaram desenvolver o risk assessment, que é um pilar muito significativo dos sistemas de combate à corrupção e ao suborno. Ainda, dentro da temática afeta à gestão, os autores se preocuparam em aprofundar temas importantes como o whistleblowing program, auditoria e controle (interno e externo), aspectos do monitoramento, medição, avaliação, análise e planejamento tributário. Enfim, trata-se de uma obra atual, robusta e didática que em muito irá contribuir para o estudo do Programa de Integridade.

Autor(es):

• Cláudio Carneiro, Milton de Castro Santos Júnior