
O combate à COVID-19 pelo mundo: Como Estado, Sociedade Civil e Iniciativa Privada Atuaram no Combate à Pademia? - Janeiro a Maio de 2020
A epidemia causada pela Covid-19 converteu o mundo em um grande laboratório de inovação. Em curto espaço de tempo, inúmeras iniciativas foram rapidamente elaboradas e implementadas por distintos governos, empresas e organizações da sociedade civil para combater os efeitos da doença.
Este relatório, elaborado por conjunto de pesquisadores e estudantes, sob a coordenação do professor Daniel Vargas, mapeia e apresenta, de forma organizada, as iniciativas exemplares implementadas nos primeiros meses da epidemia (janeiro a maio de 2020) em 24 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, China, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Irã, Israel, Itália, Japão, Líbano, México, Nova Zelândia, Reino Unido, Rússia, Singapura, Suécia e Turquia.
Quais destes países optaram por realizar restrição de circulação de pessoas parcial ou completo (“lockdown”)? Que medidas foram adotadas para proteger grupos mais vulneráveis economicamente? Foram criadas linhas de crédito para apoiar empresas afetadas por medidas de restriçã o? Surgiram novos recursos tecnológicos para facilitar a comunicação com a sociedade no período de isolamento? Como empresas, universidades, organizações religiosas e sociais atuaram no combate à crise, ao lado do governo?
A epidemia ainda deve levar algum tempo para partir; mas a escala e a variação das medidas implementadas em inúmeros países sinalizam que o mundo pós-pandemia dificilmente será o mesmo.